Saiba como fazer a gestão financeira na advocacia

Como fazer a gestão financeira do escritório de advocacia

Tópicos do conteúdo

Mais do que um advogado. O profissional que abre um escritório precisa entender seu papel como empreendedor e isso envolve a compreensão de diversos conceitos e suas aplicações, como é o caso da gestão financeira para escritórios de advocacia.

Infelizmente, no Brasil, a maioria dos cursos universitários não contam com disciplinas que ensinam conceitos fundamentais para abrir um negócio e isso também acontece com o curso de Direito.

O advogado, ao ingressar na jornada empreendedora, pode acabar um pouco perdido e sem saber o que fazer. No entanto, o que não pode acontecer é essa falta de conhecimento levar o escritório a virar estática.

Acontece que, segundo estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do estado de São Paulo, 7 a cada 10 empresas fecham suas portas antes de completar seis anos de atividade e um dos motivos é a falta de gestão financeira. Mas fique tranquilo, pois você está no caminho correto. Estamos aqui para ajudar e este guia é o primeiro passo. Boa leitura!

O que é gestão financeira na advocacia?

Podemos definir a gestão financeira na advocacia como o ato de definir as prioridades dos recursos do escritório, como físicas, tecnológicas e humanas, com o objetivo de alcançar os objetivos previamente determinados por seus gestores.  

Por meio da gestão financeira, que se caracteriza através de diversos processos, o profissional poderá controlar, analisar e planejar a situação do negócio e definir estratégias para conquistar bons resultados.

Benefícios da gestão financeira para advogados

A gestão financeira, quando bem realizada, tem o potencial de, principalmente, garantir o fundamento do escritório com lucro em médio e longo prazo. Além disso, há outras vantagens que devem ser levadas em consideração, como:

Aumento da produtividade

A gestão financeira é sobre números, mas não somente sobre eles. Ao realizá-la, o profissional terá que analisar todos os recursos do escritório, inclusive humano.

Por exemplo, analisar os processos realizados pela equipe é um dos pontos. Pode ser possível, a partir disso, identificar como reduzir as etapas realizadas em uma atividade de forma que proporcione mais produtividade.

Confira o artigo: Como aumentar a produtividade na advocacia

Redução de custos

Outro ponto de destaque da aplicação de uma boa gestão é a redução de custos. É essencial analisar de forma minuciosa todos os custos do escritório para identificar o que pode ser reduzido sem que haja prejuízo à qualidade do serviço ofertado ao cliente.

Um exemplo clássico e bem simples para entender isso: é comum que ao analisar os custos do escritório seja identificado que o valor gasto com a compra de papel seja altíssimo. Uma maneira eficiente, que poderia ser colocada em prática como uma gestão, é o investimento em um software que permitisse a redução de papel.  

Tomada de decisões estratégicas

Ao definir métricas para analisar relatórios financeiros, o profissional terá um conhecimento mais amplo sobre o seu negócio. Esse conhecimento é significativo para que as decisões possam ser colocadas em prática com mais segurança. Afinal, elas terão muito mais embasamento sobre a realidade do escritório.  

Como fazer o controle financeiro para escritórios de advocacia?

Como mencionamos, a gestão é feita por meio de diversos processos e um deles é o controle financeiro. Aqui apresentamos algumas etapas como desenvolver um bom controle financeiro do seu escritório:

Faça um planejamento

O planejamento é o primeiro passo de uma gestão eficiente. Com ele, o profissional definirá os objetivos de escritório, as etapas que devem ser colocadas em prática para atingir os objetivos.

Além disso, no planejamento é necessário definir as métricas que serão utilizadas para analisar se as metas serão atingidas com sucesso.

Tenha controle do fluxo de caixa

O fluxo de caixa deve registrar os movimentos de entrada e saída do escritório. Isso deve ser feito com muita disciplina, pois garante que a movimentação financeira do negócio se mantenha atualizada.

Estabeleça um pró-labore para os sócios

A definição do pró-labore, por mais controversa que possa ser para alguns contadores, permite uma maior eficiência na gestão financeira. Acontece que a definição garantirá um valor exato todo mês que não sofrerá alteração.

Tenha organização para investir

Nenhuma empresa cresce sem melhorias, certo? Com um escritório não é diferente. Todo investimento, seja em tecnologia ou na contratação de novos funcionários, precisa ser organizado e previamente definido.

Invista em planejamento tributário

O planejamento tributário também faz parte da gestão financeira, pois garante que o escritório tenha uma redução no pagamento de impostos. A prática é realizada por meio da elisão fiscal, que trata-se de um procedimento jurídico legal e desenvolvido por contadores.

Os principais erros da gestão financeira nos escritórios de advocacia

Agora que já falamos sobre as boas práticas da gestão do seu escritório, nada melhor do que entender quais são os erros mais comuns para não os repetir em seu negócio. Aqui vão os mais comuns:

Misturar vida financeira pessoal com a do escritório

Este é o erro mais comum, principalmente em escritórios pequenos. O profissional precisa de dinheiro e acaba tirando no caixa do escritório ou usando os cartões de crédito corporativo.

No fim, ele não consegue ter um controle exato sobre o lucro. Por isso, é tão importante o pró-labore, pois ele garante a remuneração exata de todos os sócios.  

Não atualizar o fluxo de caixa

Definitivamente, não atualizar o fluxo de caixa é um erro grave. O resultado disso é que o profissional não saberá seu lucro ou despesa e, no fim, terá sérios prejuízos para o bom andamento dos negócios.

Investir sem embasamento financeiro

Como já explicamos, todo investimento deve ser analisado com cuidado e levando em consideração as finanças do negócio. Fazer qualquer investimento sem embasamento em relatórios financeiros é um erro que pode custar caro.

Como uma contabilidade para escritórios de advocacia pode ajudar na gestão financeira?

Os contadores devem ser vistos como aliados dos escritórios de advocacia. Eles contam com conhecimentos que permitem uma gestão eficiente e que possibilita ao negócio um crescimento sustentável. Entre as atividades realizados por contadores que são fundamentais para a gestão financeiras estão:

  • Planejamento tributário
  • Relatórios contábeis e financeiros
  • Entrega de declarações obrigatórias
  • Registro do fluxo de caixa
  • Composição da sociedade
  • Tributação de associados

Por fim, vale lembrar que a gestão financeira para escritórios de advocacia deve ser realizada por uma contabilidade especializada, como é o caso da Ativum Contabilidade, que conta com contadores especializados em atender profissionais do Direito.

A Ativum trabalha com os mais qualificados profissionais da área contábil para entregar a você, conhecimento tributário específico, redução de custos e resultados precisos. Entre em contato e solicite seu orçamento!

Veja também:

Olá, tudo bem? Vamos realizar seu
orçamento personalizado?