Quer fazer marketing digital para advogados? Tire suas dúvidas aqui!

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Estamos vivendo uma era da informação que impactou a forma como as pessoas buscam por produtos e serviços. Atualmente, segundo dados da TIC Domicílios 2021, 81% da população brasileira tem acesso à internet.

Por isso, não é por acaso que os dados do HubSpot apontam que 93% dos processos de compra começam por meio de pesquisas online. É justamente por isso que cada vez mais os escritórios querem entender como fazer marketing digital para advogados.

Se este é o seu caso, mas você ainda não entende bem como funciona a estratégia para converter seguidores em clientes, temos uma boa notícia: aqui apresentaremos algumas informações essenciais para começar a divulgar seu escritório online. Boa leitura!

O que é marketing digital?

Neil Patel, um dos empresários mais reconhecidos em marketing digital, define o conceito como um “conjunto de táticas digitais que negócios (ou pessoas) utilizam para atingirem seus objetivos de marketing. Essas táticas são implementadas por meio de canais como SEO, mídia paga, e-mail e seus principais objetivos são: adquirir clientes, desenvolver uma marca e se conectar com o público-alvo”.

Ou seja, de forma mais simples, podemos definir marketing digital como uma forma de promover o seu negócio por meio de estratégias de publicidade que são colocadas em prática por meio de canais online, como blog, e-mail, anúncios no Google, redes sociais etc.

Advogados podem fazer marketing digital?

Sim, contudo é essencial levar em consideração as normas estipuladas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O Provimento 94/2000, da OAB, explica alguns pontos que devem ser levados em consideração, como:

As propagandas online devem ser feitas com viés informativo. Como propagando informativa, o pavimento define: a identificação pessoal e curricular do advogado ou da sociedade de advogados;

  • O número da inscrição do advogado ou do registro da sociedade;
  • O endereço do escritório principal e das filiais, telefones, fax e endereços eletrônicos;
  • As áreas ou matérias jurídicas de exercício preferencial;
  • A indicação das associações culturais e científicas de que faça parte o advogado ou a sociedade de advogados;
  • Os nomes e os nomes sociais dos advogados integrados ao escritório;
  • O horário de atendimento ao público.

Ao ler as normas, é provável que você pense que elas podem ser um pouco limitadas. É verdade, mas como propaganda informativa também podemos levar em consideração conteúdos, por exemplo, que possam esclarecer o público sobre determinados temas jurídicos. Isso é uma forma de expressar sua credibilidade no tema e gerar confiança nos usuários que podem entender que seu escritório tem o conhecimento para ajudá-los.

Um exemplo mais objetivo: supondo que um usuário tem dúvida sobre quais são os processos judiciais necessários para realizar um divórcio. Neste caso, seu escritório pode apostar em um conteúdo de blog, que pode ser anunciado no Google, que explica as etapas necessárias para realizar o processo. Um bom conteúdo é uma forma eficiente de transformar usuários em clientes.

 O que não é permitido segundo o Código de Ética da OAB?

O artigo 4 do Pavimento, da OAB, determina quais práticas de publicidade não são permitidas. Entre elas estão:

  •  Menção a clientes ou a assuntos profissionais e a demandas sob seu patrocínio;
  • Referência, direta ou indireta, a qualquer cargo, função pública ou relação de emprego e patrocínio que tenha exercido;
  • Emprego de orações ou expressões persuasivas, de auto engrandecimento ou de comparação;
  •  Divulgação de valores dos serviços, sua gratuidade ou forma de pagamento;
  • Oferta de serviços em relação a casos concretos e qualquer convocação para postulação de interesses nas vias judiciais ou administrativas;
  • Veiculação do exercício da advocacia em conjunto com outra atividade;
  • Informações sobre as dimensões, qualidades ou estrutura do escritório;
  •  Informações errôneas ou enganosas;
  • Promessa de resultados ou indução do resultado com dispensa de pagamento de honorários;
  • Menção a título acadêmico não reconhecido;
  • Emprego de fotografias e ilustrações, marcas ou símbolos incompatíveis com a sobriedade da advocacia;
  • Utilização de meios promocionais típicos de atividade mercantil.

Como fazer marketing digital para advogados?

Um dos benefícios do marketing digital é que ele permite que sua estratégia possa ser colocada em prática em diversos meios online. Contudo, antes de começar a anunciar suas publicações, é essencial levar em consideração alguns pontos, como:

Identificar o público-alvo

Antes de iniciar uma conversa, você precisa saber com quem está falando, certo? No online, também é assim. Ao desenvolver uma publicidade, você precisa saber quem deverá receber o conteúdo. Caso contrário, você gastará tempo e dinheiro e não obterá os resultados desejados.

É por isso que definir o público-alvo do seu escritório é tão importante. O público-alvo é o seu cliente em potencial, ou seja, aquela pessoa que você sabe que precisa do seu serviço.

A maneira mais simples de definir o seu público, é analisando quem são seus clientes e determinar algumas características em comum. Por exemplo, qual é a idade das pessoas que contratam seu serviço? Qual é a profissão? Qual a classe social? Onde vivem? Quais são os hobbies? Qual o gênero dos seus clientes?

Para identificar estas características, desenvolva uma pesquisa simples. Isso pode ser feito por meio de formulários online. Crie algumas perguntas básicas e envie para os seus clientes.

Determinar os objetivos e metas

Antes de desenvolver qualquer ação em canais online, você precisa determinar qual é o seu objetivo. Sabemos que o principal de todas as empresas que investem no online é conquistar novos clientes.

Só que para isso é necessário determinar metas, como aumentar o número de visitas no site, aumentar o público das redes sociais etc.

Seu objetivo, certamente, é conquistar novos clientes. Só que para isso será necessário determinar metas para alcançar o objetivo. Ao definir um plano de objetivo e metas, você poderá analisar o valor do investimento necessário. Além disso, poderá monitorar se está alcançando suas metas. Caso não, terá a oportunidade de avaliar quais ações precisam de melhorias.

Desenvolver uma estratégia

Com objetivos e metas definidas, você poderá desenvolver suas estratégias. Campanhas, anúncios, investimento em criação de conteúdos orgânicos são algumas opções que podem ser colocadas em prática.

Escolher os canais apropriados

Uma das informações que você precisa identificar ao definir seu público-alvo, é descobrir quais são os canais online mais utilizados por eles. Este é um ponto de muita atenção para que não haja investimento equivocado.

Basicamente, ao descobrir os canais utilizados, você terá certeza de que seus recursos e estratégias chegarão nos usuários que realmente podem se tornar clientes. Para entender melhor o tema, podemos, por exemplo, utilizar uma metáfora.

Supondo que você deseja fazer uma palestra sobre direitos trabalhistas para conquistar novos clientes. Só que você escolhe uma escola para fazer essa palestra. O resultado disso é óbvio, certo? Você não conversa com o público correto e seu objetivo não será concluído. No online, funciona da mesma forma.

Os principais canais para realizar marketing digital para advogados

Para desenvolver uma boa estratégia de marketing digital, é fundamental que você conheça as opções de canais que podem ser utilizados. Aqui apresentamos algumas opções que devem estar no seu radar no momento de criar sua estratégia.  

Sites para advogados

O site é como um cartão de visita online. É por meio dele que o usuário conhecerá seu escritório. É fundamental que o site seja desenvolvido com qualidade e que tenha todas as informações necessárias para o usuário.

Algumas informações indispensáveis são: quem somos, os serviços oferecidos, missão, visão e valores. Também deve constar um formulário para que o usuário possa entrar em contato com o escritório.

Redes sociais para advogados

Após entender quais redes sociais seu potencial cliente está, é hora de criar uma conta para o seu escritório. Algumas redes sociais, como Linkedin, Instagram e até o Facebook podem ser trabalhados na sua estratégia.

É comum que muitos profissionais pensem que só criar uma conta é o bastante, mas isso é um equívoco. Cada rede social precisará de uma estratégia para criar conteúdos relevantes e que chame atenção do seu público.

Anúncios

Buscadores, como Google ou Bing, e até mesmo as redes sociais permitem que o escritório possa desenvolver anúncios pagos. Esta é a estratégia mais rápida para quem deseja conquistar novos clientes. Só que o seu sucesso também depende de um bom conteúdo.

Blogs jurídicos

Os blog jurídicos são as estratégias de marketing mais lentas para conquistar resultados. Contudo, são extremamente relevantes. Os motivos? O blog permite que você aumente as visitas no seu site de forma orgânica (não paga). Ademais, é a forma que você tem de escrever conteúdos relevantes que ajudem o usuário e que gerem credibilidade e confiança.  

Os principais erros de marketing digital para advogados

Ao iniciar a jornada de marketing digital, é comum que alguns profissionais acabam cometendo alguns erros. Para que isso não aconteça com você, apresentamos alguns que você deve conhecer para evitar cair neles, ok?

Não conhecer o público-alvo

Ao longo deste guia, explicamos a importância de conhecer seu cliente, certo? Contudo, alguns profissionais acabam deixando isso de lado. O resultado é que eles investem muito dinheiro em anúncios e não obtêm nenhum retorno significativo.

Criar redes sociais, mas não desenvolver conteúdo

As redes sociais são os canais perfeitos para manter um relacionamento com possíveis clientes. É o momento de conversar com eles. Só que é comum que muitos escritórios não alimentem suas redes com conteúdos de qualidade. Desta forma, acabam perdendo uma ótima oportunidade.

Desenvolver conteúdo para o blog sem SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de prática de otimização que deve ser utilizada tanto no site quanto nos conteúdos desenvolvidos para blog para que seja possível ranquear nos mecanismos de buscas. Muitos profissionais não conhecem o tema. O resultado disso é que acabam produzindo conteúdo que não aparecem nos buscadores, como o Google.

Não prestar atenção na concorrência

Como sua concorrência está posicionada no online? Se você não sabe, deveria agora mesmo dar uma espiada. Vale destacar que essa espiada não é para copiar seu concorrente, mas para usar uma estratégia ainda melhor do que a dele.

Não entender a jornada do cliente

Ao buscar por um serviço online, o cliente passa por três etapas que são muito importantes, pois cada uma delas exige uma estratégia determinada.

A Rock Content, agência de marketing digital, explica que a “jornada do cliente é a experiência completa do consumidor com uma empresa, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda. Esse entendimento permite que as organizações gerem valor durante todo o processo de compra e participem ativamente dessa trajetória, educando o mercado e a sua audiência”.   

As três etapas da jornada do clientes são as seguintes:

  1. Dúvida: o cliente descobre que tem uma dúvida que precisa de solução.
  2. Consideração: o cliente descobre que sua dúvida é um problema e ele consegue algumas informações sobre como resolvê-lo.
  3. Decisão: o cliente percebe que precisa contratar um serviço ou comprar um produto para resolver seu problema.  

Não desenvolver conteúdo rico

Os conteúdos denominados ricos são aqueles mais profundos que mostram ao cliente que sua empresa é a correta para ele. Os conteúdos ricos devem ser produzidos na etapa de decisão do cliente. Ou seja, ele já sabe que precisa contratar um serviço, mas precisa de um “empurrãozinho”.

Infelizmente, conteúdos ricos, como webinar, ebook, infográfico, acabam sendo negligenciados nas estratégias de marketing, e isso faz com que muitas empresas percam a oportunidade de conquistar novos clientes de forma orgânica.Agora que você chegou até aqui e já sabe como fazer marketing digital para advogados, recomendamos que você continue seu estudo para fazer seu escritório decolar. Por isso, nossa dica é que você leia nosso “Guia completo para gestão do escritório de advocacia”.

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