Veja como captar clientes na advocacia

Como captar clientes na advocacia com marketing offline e digital

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Após anos estudando para obter um diploma e conquistar o registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os novos profissionais se deparam com um desafio, no qual a solução não foi ensinada na universidade, que é sobre como captar clientes na advocacia.

Antes da entrada da tecnologia na sociedade, conquistar novos clientes era uma tarefa um pouco complicada. Afinal, os profissionais tinham que desenvolver um serviço de excelência na esperança de que o cliente recomendasse seus serviços, o famoso “boca a boca”.

Por isso, hoje vamos dar dicas valiosas para quem é advogado iniciante e está em busca dos primeiros clientes. Confira o artigo completo!

Quais são as formas de captar clientes na advocacia?

A verdade é que existem muitas formas de captar clientes nas advocacia e elas se estabelecem tanto no online quanto no offline.

Como mencionamos anteriormente, a internet permite muito mais facilidade, mas é possível utilizar tanto o marketing online quanto offline para potencializar a captação de clientes. Vamos explicar um pouco mais sobre as duas possibilidades a seguir.

Captação de clientes na advocacia com marketing offline

O marketing offline ainda é uma estratégia interessante, e complementar do online, para conquistar novos clientes. Assim, é importante que os profissionais conheçam algumas possibilidades que essa estratégia permite, como:

Networking

Um advogado, principalmente aqueles que estão começando, precisa criar uma rede de contatos para divulgar seus serviços.

O famoso networking é a aposta ideal para quem deseja captar novos clientes offline. Só que para colocar em prática é essencial marcar presença em eventos nos quais seus potenciais clientes estejam presentes.

Por exemplo: supondo que seu público-alvo seja contadores. Neste caso, seria interessante participar de eventos para contabilidade. Afinal, isso permitiria conhecer melhor seu público e aumentar sua rede de contato.

Ministrar palestras

Outra estratégia interessante para conquistar clientes no offline é ministrar palestras que sejam interessantes para o seu público. A ideia é esclarecer dúvidas que sejam relevantes e, com isso, mostrar que você tem conhecimento no assunto.

Assessoria de imprensa

Os assessores podem ajudar a divulgar o nome do advogado por meio de entrevistas e reportagens em diversos meios de comunicação, como revista, jornal, rádio ou TV.

O mais interessante de ter uma assessoria é que não será necessário pagar para conquistar destaque nos meios de comunicação. Uma boa assessoria conquistará espaço em reportagens colocando o advogado como especialista para explicar determinados assuntos jurídicos para o público.

Cartão de visita

O cartão de visita ainda é uma boa estratégia para divulgar seus serviços. É essencial usá-lo de forma dinâmica. Eles são fundamentais, por exemplo, quando o profissional comparece em eventos e feiras.

Uma dica interessante é que o cartão de visita tenha os dados online do profissional, como Instagram, site e Facebook, pois permite linkar de forma harmônica a estratégia de marketing offline com a online.

Captar clientes na advocacia pela internet

A internet proporcionou uma revolução para o marketing jurídico. Afinal, há diversas plataformas que podem ser utilizadas para alcançar exatamente o usuário que pode se tornar um cliente.

Só que, diferente do que muitas pessoas pensam, o marketing digital não é somente fazer um anúncio no Google ou publicar um conteúdo nas redes sociais.

O marketing jurídico digital exige estratégia. Aqui vamos apresentar alguns pontos essenciais para quem deseja investir no online para conquistar novos clientes.

Público-alvo

O primeiro passo para os escritórios que desejam captar clientes no online é a definição do público-alvo. Ou seja, é necessário definir quem são as pessoas nas quais a mensagem do escritório deve atingir.

Vamos a um exemplo: supondo que você tenha um escritório em São Paulo especializado em divórcio. Neste caso, já é possível definir algumas características do seu público, como pessoas residentes em São Paulo que estão se separando.

A definição do público-alvo é muito mais específica do que relatamos. O escritório precisa definir seu público a partir de informações, como gênero, classe social, cidade de residência, formação. Todos esses dados permitirão desenvolver uma estratégia online muito mais efetiva.

Estratégia de marketing

Falando em estratégia, ela é outro ponto que deve ser levado em consideração no marketing jurídico. Após definir o público-alvo, será necessário entender em quais plataformas este público está.

Não adianta, por exemplo, investir muito dinheiro em anúncios no Facebook se o seu público não utiliza esta rede social. Uma investigação para identificar quais plataformas são utilizadas pelo público-alvo é parte fundamental da estratégia.

A partir disso, será possível definir o objetivo do escritório com o marketing online, o valor do investimento, o tom da mensagem que será utilizado, os conteúdos que serão publicados para captar novos clientes e as ações estratégicas.

Como captar clientes advocacia na era digital

Já abordamos a relevância de saber em quais plataformas seu público-alvo está, certo? Todavia, achamos relevante apresentar algumas opções que são utilizadas atualmente para sites para captar clientes advocacia.

Google ADS

O ADS é a plataforma de anúncios do Google. Com ele, é possível realizar anúncios pagos tanto no mecanismo de busca quanto em sites parceiros. É uma forma eficiente de captar clientes.

Atualmente, existem duas modalidades de anúncios: CPC trata-se de custo por clique e o escritório só pagará quando houver um clique no seu anúncio. Além disso, há o CPC, custo por mil impressões, no qual o pagamento é realizado quando o anúncio aparece mil vezes nos resultados de buscas.

Confira: Como usar o tráfego pago na advocacia

Site institucional

O site é como um cartão de visita online do escritório. Ele será necessário para realizar anúncios pagos nos mecanismos de buscas. Isso porque ao anunciar no Google, o cliente será redirecionado para o escritório do cliente.

O site também é importante para que o escritório tenha um blog. Atualmente, os blogs são opções interessantes para atrair usuários para o site e convertê-los em clientes por meio de conteúdos de qualidade.

Facebook

O Facebook também é uma rede social que possibilita conquistar novos clientes. Isso pode ser feito tanto por meio de conteúdos de qualidade publicadas na página do escritório, quanto por anúncios pagos por meio da plataforma Facebook ADS.  

Instagram

O Instagram é uma rede social em alta e que também permite conquistar novos clientes. O escritório pode investir em estratégias de conteúdo para conquistar clientes de forma orgânica (não paga) e para realizar anúncios pagos na plataforma do Instagram ADS.

LinkedIn

O LinkedIn é um rede social de negócios que, quando bem trabalhada pelo escritório, tem um alto potencial de converter usuários em clientes. Esta rede, além de permitir desenvolver conteúdos que possam ser de interesse do seu público-alvo, também permite realizar anúncios pagos.

Como captar clientes de advocacia de forma ética e eficaz?

A propaganda ética é um tema que deve ser compreendido pelos profissionais do Direito, pois a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) determina limites éticos que devem ser seguidos.

O primeiro ponto que deve ser esclarecido é que sim, o advogado ou escritório pode investir em propaganda, segundo explica o Provimento 94/2000, da OAB. No entanto, é preciso se atentar ao tipo de propaganda permitida.

O texto do Provimento 94/2000 sinaliza que as propagandas permitidas são as informativas. Segundo o artigo 2, entende-se por publicidade informativa:

  • a identificação pessoal e curricular do advogado ou da sociedade de advogados;
  • o número da inscrição do advogado ou do registro da sociedade;
  • o endereço do escritório principal e das filiais, telefones, fax e endereços eletrônicos;
  • as áreas ou matérias jurídicas de exercício preferencial;
  • a indicação das associações culturais e científicas de que faça parte o advogado ou a sociedade de advogados;
  • Os nomes e os nomes sociais dos advogados integrados ao escritório;(NR. Ver Provimento n. 172/2016)
  • o horário de atendimento ao público.

Neste contexto, o escritório ou advogado pode realizar anúncios, mas é importante notar que ele deve ser informativo. Alguns exemplos de anúncios informativos são: conteúdos que explicam determinado tema jurídico ao público e anúncios apresentando o escritório.

Para finalizar, achamos relevante destacar que captar clientes na advocacia envolve o entendimento mais profundo sobre marketing digital para escritórios de advogados.

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