Este é um dos momentos mais sonhados por novos profissionais: é a hora de começar a tirar o sonho do papel e escolher o nome do escritório de advocacia.
O que poucos profissionais sabem é que além de estratégia de marketing, a escolha do nome exige seguir regras determinadas por lei. Vamos explicar tudo o que você precisa saber neste artigo. Confira!
A importância de escolher um bom nome de escritório de advocacia
Não é apenas um nome. Ele representará sua marca, ou seja, o propósito do seu negócio na sociedade. Além disso, é o primeiro contato do cliente com o seu negócio.
“O nome da empresa é o que identifica o seu serviço ou produto no mercado. Ele é o responsável por individualizar e diferenciar o seu negócio dos concorrentes. Além disso, facilita a memorização do consumidor, que se recordará mais facilmente da sua empresa. Desse modo, podemos dizer que se trata de uma poderosa estratégia de marketing, que divulga a sua marca, fortalecendo o vínculo com seus clientes”, explica a Rock Content, uma das maiores agências de marketing da América Latina.
O que diz a Lei sobre nomes para escritório de advocacia?
Infelizmente, não é possível escolher um nome para escritório de advocacia com mais apelo estratégico de marketing. Isso porque o artigo 16, do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), determina algumas regras e uma delas é em relação aos nomes fantasia. Na íntegra:
“Não são admitidas a registro nem podem funcionar todas as espécies de sociedades de advogados que apresentem forma ou características de sociedade empresária, que adotem denominação de fantasia”.
Além de não autorizar nome fantasia, há algumas regras tanto para a sociedade simples quanto para a sociedade unipessoal.
Nome para Sociedade Simples
O Estatuto da Ordem determina que a razão social para sociedade simples deve ter, obrigatoriamente, o nome de, pelo menos, um advogado responsável pela sociedade. Pode permanecer o de sócio falecido, desde que prevista tal possibilidade no ato constitutivo.
Além disso, também enfatiza que é proibido o registro nos cartórios de registro civil de pessoas jurídicas e nas juntas comerciais, de sociedade que inclua, entre outras finalidades, a atividade de advocacia.
Nome para Sociedade Unipessoal
Já para a Sociedade Unipessoal, o Estatuto determina que a denominação da sociedade unipessoal de advocacia deve ser obrigatoriamente formada pelo nome do seu titular, completo ou parcial, com utilização da expressão ‘Sociedade Individual de Advocacia’.
Como escolher um nome para o seu escritório de advocacia?
Sabemos que as regras estipuladas pelo Estatuto complicam um pouco, especificamente em relação à estratégia de marketing. No entanto, algumas dicas podem ajudar a selecionar alguns nomes para escritório de advocacia.
Use a criatividade
Sabemos que com as regras determinadas para a escolha do nome de um escritório, pode ser difícil sair do comum. Só que a criatividade será fundamental para uma boa escolha.
Como ser criativo? Bom, uma boa ideia é analisar seus futuros concorrentes. Verifique o nome de cada um. Isso ajudará a entender o que você não deve fazer e criar algo original.
Escolha um nome memorável
O cliente deve sair de uma reunião com o nome do seu escritório na memória. Pode parecer algo simples, mas nem sempre é.
O nome do seu escritório é o primeiro contato do cliente, como já mencionamos. Desta forma, ele deve escutar o nome e automaticamente lembrar do seu escritório. Pense nisso quando estiver criando seu nome.
Destaque sua marca no nome do escritório de advocacia
Levando em consideração as regras do Estatuto, é importante que o nome reflita o propósito do seu escritório. Uma maneira de levar isso em consideração é fazer uma lista com os principais diferenciais da concorrência.
Acrescente na lista o motivo pelo qual o seu escritório existe, como ele ajudará o cliente. Todas essas informações ajudarão a entender seu propósito e transportá-lo para o nome da sua marca.
O que evitar na hora de escolher um nome para o escritório?
Bom, já falamos sobre o que fazer, mas agora é hora de dizer o que não fazer na hora de escolher o nome da sua marca.
Evite nomes que não sejam atrativos para a identidade visual
Além de um nome relevante que apresente o propósito do escritório, é necessário pensar em como esse nome ficará na identidade visual da marca.
Por exemplo, não é interessante um nome gigante que não possa ser apresentado de forma visual na sua estratégia de marketing offline e online. Sendo assim, isso é algo que deve ser evitado.
Evite nomes difíceis de falar
É muito comum, no ramo da advocacia, ter siglas dos nomes dos sócios que nunca terminam e são simplesmente impossíveis de falar. Não caia nesse erro. Como dito no tópico anterior, o cliente precisa memorizar de forma simples o nome do escritório.
Não pedir opinião da equipe ou parceiros
Um erro comum é escolher o nome sem pedir opinião de outras pessoas. Sua equipe, amigos ou parceiros poderão ajudar, e muito, na escolha. Por isso, ao selecionar nomes de escritório de advocacia, faça uma pesquisa breve de opinião e identifique a reação das pessoas e ouça suas opiniões.
Acreditamos que estas dicas ajudarão muito no momento de nome do escritório de advocacia. No entanto, há outras informações que serão fundamentais para abrir seu escritório. Isso porque a escolha do nome é somente o primeiro passo.
O segundo é escolher o regime tributário do seu negócio. Não sabe como? Recomendamos que você leia nosso artigo onde explicamos tudo sobre o assunto. 🙂
Veja também: