Por muito tempo, o marketing dos escritórios se resumia ao famoso “boca a boca”. Ou seja, um cliente, satisfeito com os serviços, recomendava para outra pessoa. Apesar de ainda ser uma estratégia útil, ela não pode ser a única. Por isso, diversos profissionais estão investindo no tráfego pago na advocacia.
É uma tendência que só deve crescer nos próximos anos e, por isso, deve entrar no radar dos advogados que desejam conquistar novos clientes. Sabemos que, por ser um tema relativamente “novo” para alguns escritórios, há muitas dúvidas. Por isso, decidimos desenvolver este guia para esclarecer os principais pontos. Confira!
O que é tráfego pago?
O tráfego pago na advocacia trata-se de anúncios que as empresas colocam em determinados canais online, como Google, para conquistar novos clientes.
Em algum momento você já deve ter pesquisado determinado produto ou serviço no Google. Ou simplesmente buscado, por exemplo, por uma informação para resolver um problema.
Você já percebeu que após a pesquisa deste mesmo produto, serviço ou informação tenha desencadeado diversos anúncios em canais diferentes, como Google, Bing, Instagram ou Facebook?
Este é o mecanismo utilizado pelos algoritmos para cruzar as necessidades dos usuários com serviços ou produtos de uma empresa, ou seja, é o tráfego pago.
É como uma publicidade offline, mas diferente dessa, ela é desenvolvida no online e tem o potencial de chegar exatamente no usuário que realmente deseja o serviço (vamos explicar mais sobre isso adiante).
Quais os limites éticos para o uso de anúncios pagos na advocacia?
Nada impede um advogado de investir em anúncios pagos, mas é essencial seguir as diretrizes do Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O Provimento 94/2000, da OAB, determina no art. 1: “É permitida a publicidade informativa do advogado e da sociedade de advogados, contanto que se limite a levar ao conhecimento do público em geral, ou da clientela, em particular, dados objetivos e verdadeiros a respeito dos serviços de advocacia que se propõe a prestar, observadas as normas do Código de Ética e Disciplina e as deste Provimento.”
O art. 5 ainda enfatiza que “são admitidos como veículos de informação publicitária da advocacia: Internet […]”. Desta forma, seguindo as diretrizes estabelecidas pela OAB, o escritório pode realizar anúncios pagos online, mas estes devem ser informativos.
Por exemplo, o anúncio pode esclarecer alguma dúvida do usuário sobre determinada lei ou informar alguma alteração da legislação. O anúncio não pode, segundo as diretrizes, ter como objetivo explícito a captação de clientes.
Sendo assim, é vetado usar orações ou expressões persuasivas, divulgar os valores dos serviços, promessa de resultados ou indução do resultado com dispensa de pagamento de honorários.
Tráfego orgânico e tráfego pago: qual a diferença?
É provável que pesquisando sobre o tema, você tenha se deparado com o termo tráfego orgânico e tenha ficado em dúvida. Já explicamos que o tráfego pago se trata de anúncios pagos em canais online, certo?
Dito isso, a diferença entre o pago para o orgânico é que esse último o investimento não é feito propriamente em dinheiro, mas sim a estratégia para fazer o usuário chegar até o seu site por meio de conteúdos de qualidade.
Você já deve ter pesquisado no Google alguma dúvida e acabou em um artigo, de um blog de uma empresa, que respondia a sua dúvida.
Isso é o que chamamos de tráfego orgânico. Neste caso, a empresa investe em conteúdo de qualidade, que é ranqueado no Google e permite receber visitas no site sem que seja necessário investimento em anúncios.
Saiba mais: Conheça os benefícios do certificado digital para advogados
Quais são as vantagens de investir em tráfego pago para escritório de advocacia?
Após entender que existe uma opção orgânica de conquistar novos visitantes, você pode estar se perguntando: “então, por que investir em tráfego pago?”. É uma ótima dúvida.
É importante ressaltar que o tráfego orgânico é uma estratégia que exige conhecimento de SEO e que leva tempo. Ou seja, não permite resultados em curto prazo. Já o tráfego pago permite conquistar novos clientes de forma rápida. Além disso, há outras vantagens, como:
Não é necessário conhecimento avançado
Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas avançadas que permitem otimizar um site para que fique adequado para ranquear nos mecanismos de buscas. Esse conjunto de técnicas exige um conhecimento avançado que leva tempo.
Contudo, o tráfego pago não exige esses conhecimentos avançados para conquistar novos clientes. O máximo que você precisará é obter conhecimentos básicos sobre como realizar os anúncios em cada canal.
Não exige uma equipe de marketing
Diferente do tráfego orgânico, o pago não exige que você tenha que contratar uma equipe de marketing. Obviamente, a contratação seria excelente e com melhores resultados, mas se não há recursos financeiros para isso, é possível criar anúncios de forma independente.
Baixo investimento
Existem muitos canais que podem ser utilizados para investir em anúncios pagos e, diferente do que muitas pessoas pensam, é possível começar o investimento com uma quantia baixa. Em comparação com anúncios offline, o online é muito mais vantajoso.
Como funciona o tráfego pago para advogados?
Como mencionamos, o tráfego pago não exige um amplo conhecimento sobre o tema. Contudo, existem alguns conhecimentos básicos que devem ser levados em consideração para iniciar os anúncios.
Um desses conhecimentos é sobre os métodos de anúncios que existem atualmente. O CPC e o CPM são os métodos que podem ser utilizados para publicar os anúncios.
O CPC trata-se de custo por clique. Neste caso, o escritório só pagará quando houver um clique no seu anúncio. Já o CPM, custo por mil impressões, o pagamento é realizado quando o anúncio aparece mil vezes nos resultados de buscas.
Para quem está começando e deseja aumentar o número de visitantes no site, os especialistas de marketing recomendam iniciar os anúncios com CPC.
Quais são os canais de tráfego pago para advocacia?
Agora que você já sabe quais são os métodos de anúncio, o próximo passo é entender quais canais permitem publicar os anúncios do seu escritório. Abaixo listamos algumas opções interessantes:
Google Ads
O Google ADS é a plataforma de anúncios do Google. Atualmente, ela é a mais utilizada, já que esse é o mecanismo de busca com mais acesso. Com esse canal, o escritório terá seus anúncios no Google e em sites parceiros da plataforma.
Facebook Ads
O Facebook ADS é a plataforma de anúncios do Facebook, que também permite anunciar no Instagram. Uma das vantagens dessa plataforma é que ela permite segmentar o público que receberá seu anúncio, o que permite levar a informação para um usuário com alto potencial para se tornar cliente.
YouTube Ads
Com o Youtube ADS, é possível criar anúncios que serão inseridos em vídeos da plataforma. O anúncio em vídeo é interessante, pois permite um engajamento emocional muito maior.
Instagram Ads
Esta é a plataforma para quem deseja investir em tráfego pago diretamente no Instagram, seja por foto ou vídeo. Assim como no Facebook ADS, essa plataforma permite segmentar os anúncios para atingir seu público-alvo ideal.
LinkedIn Ads
Esta é uma plataforma ideal para escritórios que desejam captar clientes jurídicos. Por ser uma rede social de negócios, o LinkedIn permite que os anúncios sejam focados em CEOs, gerentes ou diretores de empresas, por exemplo.
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Dicas para quem deseja iniciar o tráfego pago para advogados
Agora que você já sabe os métodos de anúncios e quais canais podem investir, é fundamental entender que existem algumas práticas que podem melhorar a performance dos seus anúncios, como:
1. Conheça as necessidades do potencial cliente
Supondo que seu anúncio seja direcionado às pessoas com demandas trabalhistas. É fundamental que você tenha em mente, no momento de criar o anúncio, quais são as “dores” do público, ou seja, o que a pessoa pesquisaria, como o escritório pode ajudá-lo. Tendo esta perspectiva, fica mais fácil uma conversão.
2. Invista em anúncios verdadeiros e informativos
Fuja do clichê. O público online é muito mais criterioso e deseja anúncios objetivos e verdadeiros. Como já foi dito neste artigo, as diretrizes da OAB devem ser levadas em consideração para criar anúncios. Por isso, não esqueça que é essencial ser informativo.
3. Estude sobre neuromarketing
Como os advogados têm limitações no momento de criar anúncios, uma forma de desenvolver campanhas eficientes e criativas é conhecer mais sobre neuromarketing.
Philip Kotler, especialista em marketing, enfatiza que um dos principais pilares de uma campanha é entender os desejos e ansiedades dos consumidores para que os anúncios consigam suas mentes, espíritos e corações.
Para finalizar, achamos relevante destacar que entender sobre tráfego pago na advocacia é somente o primeiro passo para conquistar novos clientes. Desenvolver, por exemplo, uma estratégia de marketing para o seu escritório permitirá, não somente conquistar novos clientes, mas fidelizar os que você já tem.
Por isso, recomendamos que você continue seus estudos lendo este artigo no qual explicando como criar uma estratégia de marketing digital para escritórios de advogados.
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