Quem atua de forma autônoma, ou até mesmo tem um escritório, sabe que lidar com a rotina do dia a dia e ainda ter que gerenciar a parte financeira e tributária não é uma tarefa simples. Afinal, isso exige tempo e um conhecimento técnico que somente um contador para advogados pode proporcionar de forma eficiente.
Se você chegou até aqui, é provável que tenha percebido que um contador pode facilitar muito a gestão do seu trabalho. Saiba que chegou no local correto, pois vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o que como o contador pode ser um aliado dos advogados.
O que faz um contador?
O contador é um profissional com formação técnica ou superior em Ciências Contábeis e possui registro habilitado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Por isso, ele conta com conhecimentos e é legalmente habilitado para exercer funções nas áreas financeira, atuarial, econômica e patrimonial de uma empresa.
Muito mais do que fazer um imposto de renda, o profissional tem habilidades suficientes para realizar uma consultoria financeira de um negócio, desenvolver perícia e auditoria de uma empresa e muito mais.
Um advogado precisa de um contador?
Sim. Não importa se o advogado atue como autônomo ou tenha uma sociedade, o contador é indispensável. Isso porque ele realizará serviços para melhorar o planejamento tributário e gestão contábil.
Qual o papel de um contador para advogados?
O contador é um profissional habilitado para realizar diversos serviços que são essenciais para a vida profissional de um advogado. Alguns deles são:
Abertura e encerramento de empresa
A formalização é uma das principais dúvidas dos advogados, pois a lei determina diversos processos burocráticos e requisitos para isso.
O contador é um profissional que conhece a lei e todos os trâmites necessários para a formalização de um advogado autônomo e abertura de uma sociedade simples.
Da mesma forma que ele conhece o caminho de abertura de um CNPJ, o contador também sabe como realizar o encerramento de forma rápida e segura.
Planejamento tributário
Poucas pessoas sabem, mas existem opções, dentro da lei, de reduzir de forma considerável o pagamento de imposto.
O contador tem um excelente conhecimento em elisão fiscal e ao desenvolver um planejamento tributário oferece aos advogados uma economia financeira. Além disso, o planejamento garante que o escritório esteja em dia com suas obrigações tributárias.
Gestão contábil
A contabilidade é encarregada de cuidar da escrituração contábil do escritório. Desta forma, ela é responsável por preencher, organizar e guardar os livros fiscais da empresa, o que implica em fazer registro de todas as movimentações financeiras.
A partir dessas informações, o contador consegue desenvolver relatórios e documentos essenciais para a saúde financeira do escritório, como balancetes, registro de apuração dos impostos, demonstrativo do resultado do exercício (DRE); balanço patrimonial, conciliação bancária, entre outros.
Consultoria financeira
Ao lidar com diversas informações contábeis e financeiras do escritório, o contador também oferece o serviço de consultoria. Basicamente, ele poderá avaliar as finanças dos negócios e apontar estratégias para que haja mudanças visando o crescimento econômico da empresa.
Assessoria trabalhista
Entre os serviços prestados na contabilidade, há a assessoria trabalhista. Sendo assim, o contador pode ajudar com a entrega de algumas obrigações trabalhistas.
Entre as tarefas desse serviço estão: calcular o pró-labore dos sócios, emitir os contracheques dos colaboradores, emitir as guias do INSS, FGTS, processar a folha de pagamento, desenvolver relatórios dos dados da Folha para o Fisco trabalhista etc.
Por que a contabilidade para advogados é importante?
Desde o momento da abertura de um escritório, o advogado precisará do conhecimento do contador para fazer tomar diversas decisões, como escolher a natureza jurídica, o melhor regime de tributação, qual será o capital social.
Qualquer escolha incorreta neste processo, pode gerar prejuízos financeiros e comprometer o início das atividades do escritório. Desta forma, o contador garante que não haja erros.
Após a abertura, o escritório precisará garantir estar em dia com o fisco. O contador entra neste momento mais uma vez. Já que ele será fundamental para enviar as obrigações tributárias de forma correta e no prazo.
O profissional contábil também permite que os escritórios não tenham problemas com erros, incidência de multas e outros problemas administrativos gerados por equívocos no desenvolvimento dos documentos contábeis.
Dicas para escolher uma contabilidade para advogados
Atualmente, em apenas alguns cliques é possível encontrar diversas opções de escritórios de contabilidade para contabilidade. Só que com tantas opções, os advogados podem ficar em dúvida se estão realmente fazendo a escolha correta. Por isso, decidimos listar alguns critérios que podem ajudar na contratação de um bom contador.
Infraestrutura
Antes de fechar negócio, vale a pena visitar o escritório contábil. A visita permitirá avaliar se o escritório tem uma quantidade de funcionários adequados para atender suas demandas.
Além disso, será possível conhecer o ambiente organizacional, entender as dinâmicas e verificar se ali é realizado um trabalho de qualidade.
Outra informação que pode ser conquistada nesta visita é se a contabilidade é realizada com recursos tecnológicos de qualidade. Afinal, atualmente, existem sistemas que oferecem um serviço mais rápido e seguro.
Bom atendimento
Atualmente, o cliente precisa de respostas rápidas para suas demandas. É justamente por esse motivo que o escritório contábil deve oferecer um atendimento de excelência.
É fundamental verificar, por exemplo, a velocidade com que o contador responde e-mails, sua disponibilidade, e até mesmo sua cordialidade no atendimento telefônico. Tudo isso permitirá uma relação de confiança e, certamente, um serviço de qualidade.
Conhecimento técnico
Por fim, o advogado deve avaliar o conhecimento técnico que o contador tem sobre sua área de atuação. Há no mercado muitos escritórios contábeis generalistas, ou seja, que atendem clientes de diversos segmentos e isso pode ser um pouco complicado.
Acontece que um contador generalista não terá conhecimentos profundos para atender com qualidade as demandas de um escritório de advocacia. A dica, diante disso, é procurar por um contador especializado em advogados.
Nossa recomendação é que você conheça os serviços da Ativum Contabilidade. Com escritório localizado em São Paulo, a Ativum é especializada em atender advogados.
Sua atuação se destaca, pois é muito mais dos serviços contábeis tradicionais. A Ativum utiliza expertise e tecnologias com o propósito de, não apenas cumprir burocraticamente os trâmites da contabilidade, mas buscar os melhores métodos para o crescimento eficiente dos clientes.
Veja também: