O empreendedorismo pode ser considerado complexo para médicos. Afinal, o tema não é aborpdado nas universidades. Por isso, quando surge a vontade de empreender, é comum ter dúvidas de como abrir um consultório médico.
Sabendo deste cenário, decidimos desenvolver este guia para esclarecer todas as dúvidas. Aqui você encontrará informações desde como montar um consultório médico, conhecer os processos burocráticos para emitir um CNPJ até a gestão do negócio.
Pegue seu café e leia atentamente, pois aqui você entrará numa jornada inicial para realizar o seu sonho. Boa leitura!
Quem pode abrir um consultório médico?
O consultório médico pode ser aberto por qualquer pessoa. Ou seja, não é necessário ser um médico registrado para montar o negócio. No entanto, é necessário registrar uma sociedade empresarial, na junta comercial, e contratar um médico que atue como diretor técnico do consultório.
Para quem já é médico, o diretor técnico não será necessário, pois o próprio profissional pode se encarregar deste cargo.
O que é necessário para abrir um consultório médico?
Abrir um consultório exige uma série de itens que permitirão não só abrir o consultório, mas atuar na legalidade e manter as atividades em médio e longo prazo. Alguns desses itens são:
1. Defina o valor do investimento e um plano financeiro
O primeiro, obviamente, é a definição do valor de investimento para arcar com as despesas iniciais e para manter o negócio até que ele conquiste lucro suficiente para se manter.
Neste ponto, é necessário levantar todos os gastos iniciais, como contratação de equipe, compra de aparelhos, valor do imóvel, contas essenciais, entre outros. Isso permitirá saber o valor do investimento, mas não para por aí.
É essencial também calcular o valor em caixa que será necessário para manter o consultório até que ele conquiste lucro suficiente para se manter.
2. Desenvolva um plano de negócio
O segundo item indispensável é o desenvolvimento de um plano de negócio, que será um documento que permitirá realizar um planejamento prévio do consultório.
Para ter uma ideia da importância desse documento, uma pesquisa do Sebrae constatou que a falta de planejamento prévio é um dos principais motivos que levam a falência das empresas no Brasil.
Por isso, para desenvolver um plano de negócio de qualidade, é essencial que ele tenha alguns tópicos, como: visão geral da empresa (investimentos), análise de mercado, informações sobre os serviços do consultório, plano de marketing, plano de operações e plano financeiro.
3. Determine o diferencial do seu serviço
Para conquistar o sucesso, um negócio precisa inovar. O que estamos querendo ressaltar é que existem diversos consultórios médicos fazendo exatamente a mesma coisa no mercado.
O sucesso, dentro desse cenário altamente competitivo, é estabelecer pontos diferenciais e que permitem um serviço com muito mais qualidade para atrair o cliente. Por isso, um dos tópicos relevantes é justamente definir quais serão os diferenciais do seu consultório.
4. Desenvolva um plano de marketing
É comum que novos empreendedores tenham a ideia de que após abrir um negócio, os clientes chegarão até o local como em um passo de mágica.
A realidade é bem diferente. Atrair os clientes é um dos pontos fundamentais para qualquer negócio que deseja obter sucesso e isso só é possível quando há um bom plano de marketing.
O documento permite estabelecer quem é o público-alvo do consultório e como desenvolver uma comunicação que seja efetiva para transformar esse público em clientes.
Como emitir CNPJ para consultório médico?
Após desenvolver um projeto que permitirá abrir o consultório com mais segurança, o profissional seguirá para a parte burocrática que é emitir o CNPJ para o consultório. Aqui apresentamos alguns passos essenciais:
Natureza jurídica para consultório médico
Para emitir o CNPJ do negócio, o profissional precisará definir a natureza jurídica. Essa nada mais é do que uma classificação contábil que define o tipo organização e relação jurídica da empresa para a Receita Federal e Ministério da Fazenda. Confira os tipos:
Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI)
A EIRELI é uma natureza jurídica do tipo societário de apenas um sócio, no caso o proprietário. Ela não exige limite de faturamento anual e permite que a empresa se enquadre no Simples Nacional.
O mais importante dessa natureza é que ela permite ao proprietário separar o patrimônio pessoal do patrimônio. Contudo, há requisito para se enquadrar como EIRELI: o negócio precisa ter um valor mínimo de Capital social de 100 vezes o salário-mínimo vigente na época da abertura.
Sociedade Unipessoal Limitada (SLU)
Esta natureza jurídica, assim como a EIRELI, não exige sócios, não exige limite de faturamento anual e permite ao proprietário separar o patrimônio pessoal do patrimônio. A diferença entre SLU e EIRELI é que a sociedade unipessoal limitada não exige um valor mínimo de Capital social.
Sociedade de Médicos e Profissionais de Saúde
Uma sociedade médica também pode ser desenvolvida como natureza jurídica por meio de um contrato firmado entre os sócios e registrado em cartório.
Neste caso, será necessário definir um dos três tipos de sociedade: Sociedade Simples, Sociedade simples de responsabilidade limitada e Sociedade de responsabilidades ilimitadas.
Regime tributário para consultório médico
O regime tributário é outro detalhe que deve ser escolhido para o consultório. O regime é como um conjunto de leis que determina como, quando e quanto a empresa pagará pelos tributos obrigatórios. Para CNPJ de consultórios médicos, é possível escolher entre três opções:
Simples Nacional
O Simples Nacional é um dos regimes mais utilizados por empresas brasileiras e ele permite o recolhimento de impostos de forma regime simplificado. Com o pagamento de uma guia, conhecida como Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), o empreendedor pode pagar todos os tributos.
Apesar de ser uma ótima opção, nem todas as empresas podem optar por esse regime. Alguns critérios são: empresas com faturamento anual de até 4,8 milhões de reais podem se enquadrar.
Lucro Presumido
O Lucro Presumido é um regime tributário no qual a apuração dos impostos é feita de forma simplificada e por meio da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ).
Desta forma, a Receita Federal realiza um cálculo para presumir qual porcentagem do faturamento é lucro. Desta forma, o empreendedor não precisa comprovar seu lucro no período de recolhimento.
Para se enquadrar no Lucro Presumido, há alguns critérios. As empresas precisam ter um faturamento anual abaixo de R$ 78 milhões.
Lucro Real
Considerado um regime tributário complexo, o Lucro Real conta com um longo processo de cálculo do lucro. Com ele, a empresa precisará apresentar para a Secretaria da Receita Federal todos os registros contábeis e financeiros. Esse regime é uma opção obrigatória para todas as empresas que tenham um faturamento superior a R$78 milhões.
Contrato social para consultório médico
O contrato social é um documento que especifica diversos detalhes como a empresa, por exemplo: o porte da empresa, a natureza jurídica, o regime tributário, a qualificação dos sócios, a atividade desenvolvida, o endereço do consultório, a participação de cada sócio, o pró-labore e as regras.
Por seu um detalhe especialmente relevante na abertura do CNPJ, é interessante que ele seja desenvolvido por um profissional, como uma contabilidade especializada.
Registro do consultório no órgão de classe
Como o consultório se trata de uma atividade da medicina, que é uma atividade regulamentada, é obrigatório que o empreendedor faça o registro do seu consultório no Conselho Regional de Medicina (CRM). Desta forma, após a aprovação, as informações da clínica médica são enviadas para a Receita Federal e o CNPJ é liberado.
Solicitação do alvará de funcionamento
O alvará é uma licença que garante que o local é adequado para exercer determinadas atividades. Ele é um documento que deve ser solicitado junto com a Prefeitura.
Passo a passo para montar um consultório médico
Agora que já explicamos o que é necessário fazer antes de realmente concretizar a abertura do seu consultório, é hora de colocar a “mão na massa”, ou seja, entender como realizar seu sonho de forma concreta.
1. Escolha um bom local
Caso o você tenha desenvolvido o plano de marketing, a escolha do local será muito mais fácil.
Acontece que o plano de marketing garante a definição do público-alvo e isso permite escolher uma região para montar o consultório que tenha a localização exata de onde está seu futuro cliente.
2. Compre os equipamentos
Com o desenvolvimento do plano de negócios, esta etapa também é feita de forma mais simples. Já que o plano especifica tudo o que é necessário comprar para que o consultório possa realizar as atividades com qualidade.
3. Contrate e treine sua equipe
O momento de contratar a equipe é um dos mais importantes da concretização da abertura do consultório. Afinal, os colaboradores são essenciais para oferecer serviços de qualidade. Sendo assim, além de contratar bons profissionais, é interessante treiná-los para garantir que a atuação siga as linhas de qualidade que o proprietário deseja.
4. Invista em marketing digital
O investimento em marketing digital permitirá que o consultório conquiste seus primeiros clientes. É um investimento que deve constar no plano de marketing e que deve se concretizar por meio de algumas ações, como: desenvolvimento de um site, criação de redes sociais, produção de conteúdo de qualidade e anúncios pagos.
5. Tenha uma contabilidade especializada em médicos
Por fim, temos uma etapa que garantirá que o consultório atue na legalidade, esteja em dia com os tributos e ainda conquiste uma gestão financeira que garanta o exercício das atividades com lucro.
Esta etapa é a contratação de um escritório de contabilidade especializado em clínicas médicas. Mais do que pagar os impostos em dia, a contabilidade permitirá que haja uma gestão financeira eficiente dos negócios.
Dúvidas frequentes sobre abertura de consultório médico
Ao chegar nesta parte do guia, temos certeza de que você possui um conhecimento avançado que permitirá realizar seu sonho de abrir um consultório.
Contudo, para garantir que não haja nenhuma dúvida, vamos esclarecer os principais questionamentos dos empreendedores da área médica.
Precisa de CNPJ para abrir um consultório médico?
Um profissional médico pode atuar de forma liberal, sem a necessidade de um CNPJ. No entanto, é recomendado ter um CNPJ para abrir um consultório para que ele possa emitir nota fiscal e ainda obter economia financeira no pagamento de impostos.
Quanto custa a abertura de um consultório?
O valor dependerá do porte do consultório. No entanto, segundo informações do Sebrae, abrir um consultório médico, como uma franquia, pode custar cerca de R$ 180.000,00.
Qual tamanho ideal de um consultório médico?
Cada Prefeitura determina o tamanho ideal para emitir o alvará de funcionamento. Por exemplo, a Vigilância Sanitária de Presidente Prudente determina que a área mínima para um consultório indiferenciado seja de 7,50m².
Quais itens um consultório médico precisa ter?
Alguns itens são comuns para o funcionamento de um escritório, como mesa, cadeira, computadores, balcão de recepção, impressora, etc.
Mas outros são mais gerais da medicina, como estetoscópio, negatoscópio, otoscópio, oxímetro, balança e esfigmomanômetro. Dependendo da área médica pode ser que seja necessário comprar equipamentos específicos.
Quais são as normas da Vigilância Sanitária para consultório médico?
A Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 63 de 25/11/2011, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), apresenta todos os requisitos de boas práticas de funcionamento para os serviços de saúde.
Os requisitos apresentados são definidos por áreas: gerenciamento da qualidade, segurança do paciente, condições organizacionais, prontuário do paciente, gestão de pessoal, gestão de infraestrutura, proteção à saúde do trabalhador e gestão de tecnologias e processos.
Quais são os documentos necessários para abrir consultório médico?
Há diversos documentos necessários em cada etapa da emissão no CNPJ, como Cópia do RG; Cópia do CPF; Cópia do comprovante de residência; Cópia do IPTU do imóvel de instalação da empresa.
Além desses documentos, também será necessário: Alvará de Funcionamento, Autorização do Corpo de Bombeiros, Autorização da Vigilância Sanitária, registro do consultório enquanto pessoa jurídica (CNPJ) e Cadastro no CNES.
É necessário contratar uma contabilidade para consultório médico?
A contratação de um contabilidade para consultório médico é fundamental por vários motivos. O contador, por exemplo, poderá realizar todos os processos de emitir o CNPJ com agilidade e segurança.
Ele também será um aliado para que o consultório atue em dia com suas obrigações tributárias, e ainda economize com o pagamento de impostos. No dia a dia, uma contabilidade ajudará com uma consultoria, garantindo assim a saúde financeira do consultório.
Diante disso, nossa recomendação é que você conheça os serviços da Ativum Contabilidade. Com escritório localizado em São Paulo, a Ativum é especializada em atender médicos.
Sua atuação se destaca, pois é muito mais dos serviços contábeis tradicionais. O escritório utiliza expertise e tecnologias com o propósito de não apenas cumprir burocraticamente os trâmites da contabilidade, mas buscar os melhores métodos para o crescimento eficiente dos clientes.
Veja também: