Como abrir um escritório de advocacia em Guarulhos

Como abrir um escritório de advocacia em Guarulhos

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Se você deseja abrir um escritório de advocacia em Guarulhos, mas não sabe por onde começar ou quais são os trâmites para tirar seus planos do papel, saiba que você chegou ao lugar certo.

Neste conteúdo, o time da Ativum Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em advogados e escritórios de advocacia, vai apresentar um passo a passo e responder as principais dúvidas sobre o assunto.

Dentre outros pontos importantes, vamos esclarecer questões sobre impostos e tipos de sociedade para escritórios de advocacia. Para saber mais, continue conosco até o final do artigo.

Quais os documentos necessários para abrir um escritório de advocacia em Guarulhos?

Quando o objetivo é abrir um escritório de advocacia em Guarulhos ou em qualquer outra parte do país, é preciso separar a lista de documentos exigida pela OAB. Confira:

  • RG e CPF do advogado;
  • Carteira da OAB;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Carnê IPTU do imóvel escolhido como sede da empresa de advocacia;
  • 02 (duas) vias do requerimento assinado pelo advogado, conforme modelo disponibilizado pela OAB;
  • 04 (quatro) vias do instrumento de contrato devidamente rubricado e assinado, não sendo necessário reconhecimento de firma;
  • Declaração de inexistência de impedimento ou incompatibilidade para o advogado;
  • Ficha cadastral devidamente preenchida.

Quanto custa abrir um escritório de advocacia em Guarulhos?

Até a data de publicação deste conteúdo, os interessados em abrir um escritório de advocacia em Guarulhos, precisavam arcar com os seguintes custos:

  • Taxa de registro na OAB SP: Para abrir um escritório de advocacia em Guarulhos, é preciso registrar o mesmo perante a OAB/SP, mediante o pagamento de uma taxa que até a data de publicação deste conteúdo, estava fixada em R$ 1.204,20.
  • Taxa de Fiscalização de Instalação, Localização e Funcionamento: Para abrir um escritório de advocacia ou qualquer outro tipo de empresa em Guarulhos, também é necessário realizar o pagamento da Taxa de Fiscalização de Instalação, Localização e Funcionamento cobrada pela Prefeitura.
  • Aquisição do certificado digital: Por sua vez, para que possam trocar informações com o fisco, incluindo a transmissão de declarações, os escritórios de advocacia precisam adquirir um certificado digital.
  • Honorários da contabilidade: Por fim, é preciso se planejar para efetuar o pagamento dos honorários do contador responsável por conduzir os trâmites para abertura do escritório de advocacia.

Para saber mais, e obter um orçamento detalhado para abrir um escritório de advocacia em Guarulhos, entre em contato e fale com um dos nossos especialistas.

Como abrir um escritório de advocacia em Guarulhos?

Após esclarecer uma série de dúvidas importantes sobre o assunto, é hora de conferir em um passo a passo completo, o que é preciso para abrir um escritório de advocacia em Guarulhos.

1.Contrate um escritório de contabilidade

O primeiro passo para abertura de um escritório de advocacia é a contratação de um serviço de contabilidade, preferencialmente que seja especializado no segmento.

O contador vai cuidar de todos os trâmites para abertura da sociedade, e além disso, pode lhe ajudar a manter suas obrigações em dia com o fisco e a pagar menos impostos.

2.Escolha um tipo de sociedade de advocacia

Por sua vez, logo na sequência, e com a orientação do contador, você precisará escolher o melhor tipo de sociedade para os seus objetivos, são duas opções:

  • Sociedade Unipessoal de Advocacia: Para advogados que desejam abrir um escritório unipessoal, ou seja, sem sócios.
  • Sociedade de advogados: Para dois ou mais advogados que desejam abrir um escritório de advocacia em sociedade.

3.Separe os documentos necessários

Dando prosseguimento, será preciso separar os documentos necessários para abertura de um escritório de advocacia, conforme a lista que apresentamos anteriormente.

Não se preocupe, pois em caso de dúvidas com a documentação, você pode contar com o suporte do nosso time de especialistas para receber todos os esclarecimentos.

4.Aguarde a abertura do escritório de advocacia

Por fim, é só aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida dos trâmites para abertura do seu escritório, o que inclui:

  • Registro na Ordem dos Advogados do Brasil;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Municipal;
  • Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.

Para saber mais e realizar o sonho de abrir um escritório de advocacia em Guarulhos, entre em contato conosco!

Quanto um escritório de advocacia em Guarulhos paga de imposto?

Quem pretende abrir um escritório de advocacia em Guarulhos, precisa escolher entre um dos regimes tributários para esse tipo de atividade.

Diante disso, vamos explicar o funcionamento do Simples Nacional e do Lucro Presumido, já que esses são os regimes mais utilizados.

Simples Nacional: Nesse regime os escritórios de advocacia pagam seus impostos em guia única mensal, calculada sobre o faturamento, com base em alíquotas que podem iniciar em apenas 4,5%.

FaixaReceita em 12 mesesAlíquotaValor a deduzir
Até 180.000,004,50%
De 180.000,01 a 360.000,009,00%R$ 8.100,00
De 360.000,01 a 720.000,0010,20%R$ 12.420,00
De 720.000,01 a 1.800.000,0014,00%R$ 39.780,00
De 1.800.000,01 a 3.600.000,0022,00%R$ 183.780,00
De 3.600.000,01 a 4.800.000,0033,00%R$ 828.000,00

Lucro Presumido: Por sua vez, escritórios de advocacia que optam pelo Lucro Presumido, são tributados em 11,33% sobre o faturamento em impostos federais, mais uma alíquota de 5% referente ao ISS (Imposto Sobre Serviços).

Para saber mais, escolher a melhor opção para sua realidade e economizar no pagamento de impostos, entre em contato conosco!

Conheça a Ativum Contabilidade

A Ativum Contabilidade conta com um time de experts que vai garantir que você registre o seu negócio, economize no pagamento de impostos e mantenha todas as obrigações em dia com o fisco, evitando dor de cabeça.

Conheça alguns dos nossos serviços:

  • Abertura e legalização de sociedades de advocacia;
  • Orientação para redução de impostos;
  • Cálculo de tributos e emissão de guias;
  • Escrituração de movimentos fiscais se contábeis;
  • Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
  • Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
  • Elaboração do balanço contábil;
  • Dentre outros itens importantes.

Para esclarecer outras dúvidas e saber mais sobre os nossos serviços, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

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