Como abrir um escritório de advocacia em Vitória

Como abrir um escritório de advocacia em Vitória

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Abrir um escritório de advocacia em Vitória pode ser um excelente negócio. Mas, afinal, quais são os trâmites necessários para colocar esse objetivo em prática?

Para responder essa pergunta e esclarecer outras dúvidas importantes, o time da Ativum Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em escritórios de advocacia, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.

Aqui você vai conferir o passo a passo completo para abertura do seu escritório, bem como, poderá esclarecer dúvidas sobre impostos e tipos de sociedades de advocacia.

Para saber mais e conferir o que a nossa equipe separou para você, continue conosco e acompanhe esse artigo até o final.

Quais os documentos necessários para abrir um escritório de advocacia em Vitória?

Quando o objetivo é abrir um escritório de advocacia em Vitória, os advogados precisam fazer é separar a lista de documentos exigida pela OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, que por sua vez, inclui os seguintes itens:

  • RG e CPF do advogado;
  • Carteira da OAB;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Carnê IPTU do imóvel escolhido como sede da empresa de advocacia;
  • 02 (duas) vias do requerimento assinado pelo advogado, conforme modelo disponibilizado pela OAB;
  • 04 (quatro) vias do instrumento de contrato devidamente rubricado e assinado, não sendo necessário reconhecimento de firma;
  • Declaração de inexistência de impedimento ou incompatibilidade para o advogado;
  • Ficha cadastral devidamente preenchida.

Quanto custa abrir um escritório de advocacia em Vitória?

Abrir um escritório de advocacia em Vitória é uma decisão que envolve alguns custos. Confira quais são eles:

  • Taxa de registro na OAB: Até a data de publicação deste conteúdo, a taxa para inscrição de sociedades de advogados perante a OAB ES era de R$ R$ 713,00 e a taxa para registro de sociedades unipessoais de advocacia R$ 293,25.
  • Certificado digital: Para que possam assinar documentos eletronicamente e trocar informações com o fisco, os escritórios de advocacia também precisam investir cerca de R$ 200,00 na aquisição de um certificado digital.
  • Honorários do escritório de contabilidade: Por fim, é preciso realizar o pagamento pelos serviços da assessoria contábil que ficará responsável por conduzir os trâmites de abertura da empresa.

Para saber mais, e obter um orçamento detalhado para abrir um escritório de advocacia em Vitória, entre em contato e fale com um dos nossos especialistas.

Como abrir um escritório de advocacia em Vitória?

Não se preocupe, abrir um escritório de advocacia em Vitória é muito mais fácil do que você imagina. Na prática, tudo que você precisa fazer é seguir as orientações do passo a passo abaixo:

1.Contrate um escritório de contabilidade

Para evitar dor de cabeça e perda de tempo com burocracias, comece contratando os serviços de uma contabilidade especializada no seu segmento.

O contador vai cuidar dos trâmites para abertura do seu escritório, manterá suas obrigações em dia com o fisco, e pode lhe ajudar a economizar no pagamento de impostos.

Ainda não tem um contador especializado ao seu lado? Conte com o time da Ativum Contabilidade!

2.Escolha um tipo de sociedade de advocacia

Por sua vez, logo em seguida, será preciso definir qual tipo de sociedade de advocacia você deseja constituir. São basicamente duas opções:

  • Sociedade Unipessoal de Advocacia: Opção para advogados que desejam abrir um escritório unipessoal, ou seja, sem sócios.
  • Sociedade de advogados: Opção para dois ou mais advogados que desejam abrir um escritório de advocacia em sociedade.

3.Separe os documentos necessários

Dando sequência ao passo a passo para abrir um escritório de advocacia em Vitória, você vai precisar separar os documentos que são exigidos pela Ordem dos Advogados do Brasil, conforme a lista que apresentamos em um dos tópicos anteriores.

Em caso de dúvidas com a documentação exigida, entre em contato conosco e receba os esclarecimentos do nosso time de especialistas.

4.Aguarde a abertura do escritório de advocacia

Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto cuidamos dos trâmites legais para registro e constituição do seu escritório, o que inclui:

  • Registro na Ordem dos Advogados do Brasil;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Municipal;
  • Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.

Para saber mais e abrir o seu escritório sem qualquer tipo de complicação ou burocracia, entre em contato conosco!

Quanto um escritório de advocacia em Vitória paga de imposto?

O valor que um escritório de advocacia em Vitória paga de imposto, depende de fatores como o seu volume de faturamento e regime tributário.

Quanto ao regime tributário, às opções mais utilizadas são o Simples Nacional e o Lucro Presumido, que funcionam da seguinte forma:

Simples Nacional: Neste regime os escritórios de advocacia pagam seus impostos em uma guia única sobre o faturamento, cuja alíquota inicia em 4,5%.

FaixaReceita em 12 mesesAlíquotaValor a deduzir
Até 180.000,004,50%
De 180.000,01 a 360.000,009,00%R$ 8.100,00
De 360.000,01 a 720.000,0010,20%R$ 12.420,00
De 720.000,01 a 1.800.000,0014,00%R$ 39.780,00
De 1.800.000,01 a 3.600.000,0022,00%R$ 183.780,00
De 3.600.000,01 a 4.800.000,0033,00%R$ 828.000,00

Lucro Presumido: Por sua vez, no Lucro Presumido, a tributação dos escritórios de advocacia é composta por 11,33% em impostos federais, mais uma alíquota de ISS que pode chegar a 5% sobre o faturamento.

Para saber mais e escolher o regime tributário mais econômico para sua realidade, entre em contato conosco!

Conheça a Ativum Contabilidade

A Ativum Contabilidade conta com um time de experts que vai garantir que você registre o seu negócio, economize no pagamento de impostos e mantenha todas as obrigações em dia com o fisco, evitando dor de cabeça.

Conheça alguns dos nossos serviços:

  • Abertura e legalização de sociedades de advocacia;
  • Orientação para redução de impostos;
  • Cálculo de tributos e emissão de guias;
  • Escrituração de movimentos fiscais se contábeis;
  • Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
  • Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
  • Elaboração do balanço contábil;
  • Dentre outros itens importantes.

Para esclarecer outras dúvidas e saber mais sobre os nossos serviços, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

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