Abrir um escritório de advocacia em Campinas tem tudo para ser uma ótima escolha, afinal, estamos falando de uma das maiores cidades do estado de São Paulo.
Diante disso, o time da Ativum Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em advogados e escritórios de advocacia, decidiu preparar um artigo completo sobre o tema.
Aqui você vai conferir desde o passo a passo para abertura do seu escritório, até detalhes sobre impostos e tipos de sociedades de advocacia.
Para saber mais e conferir o que a nossa equipe separou para você, continue conosco e acompanhe esse artigo até o final.
Quais os documentos necessários para abrir um escritório de advocacia em Campinas?
Vamos começar o nosso artigo com tudo que você precisa saber para abrir um escritório de advocacia em Campinas, com a lista de documentos necessários. Confira!
- RG e CPF do advogado;
- Carteira da OAB;
- Comprovante de residência atualizado;
- Carnê IPTU do imóvel escolhido como sede da empresa de advocacia;
- 02 (duas) vias do requerimento assinado pelo advogado, conforme modelo disponibilizado pela OAB;
- 04 (quatro) vias do instrumento de contrato devidamente rubricado e assinado, não sendo necessário reconhecimento de firma;
- Declaração de inexistência de impedimento ou incompatibilidade para o advogado;
- Ficha cadastral devidamente preenchida.
Quanto custa abrir um escritório de advocacia em Campinas?
Você já sabe quais são os documentos necessários para abrir um escritório de advocacia em Campinas. Sendo assim, é hora de conferir quais são os custos para registrar e legalizar o escritório perante as autoridades competentes.
- Taxa de registro na OAB SP: Para abrir um escritório de advocacia em Campinas, é preciso registrar o mesmo perante a OAB/SP, mediante o pagamento de uma taxa que até a data de publicação deste conteúdo, estava fixada em R$ 1.204,20.
- Aquisição do certificado digital: Os interessados em abrir um escritório de advocacia, também precisam adquirir um certificado digital para assinar documentos digitalmente e trocar informações com o fisco.
- Honorários do escritório de contabilidade: Por fim, será preciso efetuar o pagamento dos honorários da assessoria contábil responsável por conduzir os trâmites para registro e legalização do escritório de advocacia.
Para saber mais, e obter um orçamento detalhado para abrir um escritório de advocacia em Campinas, entre em contato e fale com um dos nossos especialistas.
Como abrir um escritório de advocacia em Campinas?
Abrir um escritório de advocacia em Campinas é uma excelente decisão, e para colocar esse objetivo em prática, tudo que você precisa fazer é seguir as orientações do passo a passo abaixo:
1.Contrate um escritório de contabilidade
Comece contratando um serviço de contabilidade, preferencialmente, que seja especializado em advogados e escritórios de advocacia.
O contador ficará responsável por:
- Conduzir os trâmites de registro e legalização do seu escritório;
- Manter suas obrigações em dia com o fisco;
- Lhe ajudar a pagar menos impostos.
Ainda não tem uma contabilidade especializada ao seu lado? Conte com o time da Ativum Contabilidade!
2.Escolha um tipo de sociedade de advocacia
Dando sequência ao passo a passo, você precisará escolher entre uma das seguintes opções em tipos de sociedade para advogados:
- Sociedade Unipessoal de Advocacia: Para advogados que desejam abrir um escritório unipessoal, ou seja, sem sócios.
- Sociedade de advogados: Para dois ou mais advogados que desejam abrir um escritório de advocacia em sociedade.
3.Separe os documentos necessários
Por sua vez, você também precisará separar a documentação necessária para abertura de uma sociedade de advocacia, conforme a lista que apresentamos anteriormente.
Em caso de dúvidas, fale com o nosso time de especialistas e receba todas as orientações necessárias.
4.Aguarde a abertura do escritório de advocacia
Por fim, tudo que você precisa fazer é aguardar alguns dias, enquanto cuidamos dos trâmites para registro e legalização do seu escritório de advocacia, o que inclui:
- Registro na Ordem dos Advogados do Brasil;
- Emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Municipal;
- Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.
Para saber mais e abrir um escritório de advocacia de forma ágil e sem burocracia, entre em contato conosco!
Quanto um escritório de advocacia em Campinas paga de imposto?
Compreender como funcionam os impostos e as alíquotas de tributação para escritórios de advocacia em Campinas, é um passo muito importante.
Dito isso, vamos apresentar o Simples Nacional e o Lucro Presumido, já que esses são os regimes tributários mais utilizados na advocacia.
No Simples Nacional os impostos são pagos em guia única sobre o faturamento, cuja alíquota de cálculo inicia em 4,5%, conforme tabela abaixo:
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 4,50% | – |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 9,00% | R$ 8.100,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 10,20% | R$ 12.420,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 14,00% | R$ 39.780,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 22,00% | R$ 183.780,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 33,00% | R$ 828.000,00 |
Por sua vez, para aqueles que optam pelo Lucro Presumido, a tributação é composta por 11,33% em impostos federais mais uma alíquota de 2% referente ao ISS (Imposto Sobre Serviços).
Para saber mais, escolher a melhor opção para sua realidade e economizar no pagamento de impostos, entre em contato conosco!
Ao escolher o regime tributário mais econômico, você mantém suas contribuições em dia com o fisco e ao mesmo tempo, maximiza sua lucratividade.
Conheça a Ativum Contabilidade
A Ativum Contabilidade conta com um time de experts que vai garantir que você registre o seu negócio, economize no pagamento de impostos e mantenha todas as obrigações em dia com o fisco, evitando dor de cabeça.
Conheça alguns dos nossos serviços:
- Abertura e legalização de sociedades de advocacia;
- Orientação para redução de impostos;
- Cálculo de tributos e emissão de guias;
- Escrituração de movimentos fiscais se contábeis;
- Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
- Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
- Elaboração do balanço contábil;
- Dentre outros itens importantes.
Para esclarecer outras dúvidas e saber mais sobre os nossos serviços, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!