Não tenha dúvidas, investir em ações de marketing jurídico é um passo fundamental para alavancar o seu escritório de contabilidade.
Mas afinal, quais são os cuidados que se precisa ter no marketing para advogados e quais estratégias colocar em prática para ter os melhores resultados na captação de clientes?
Se você possui dúvidas sobre o assunto e está em busca de boas ideias, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.
Marketing para advogados e o Código de Ética da OAB
Antes de definir e começar a fazer uso de estratégias de marketing jurídico para captar clientes, é muito importante que o advogado ou escritório de advocacia considere as normas do Código de Ética da OAB, no que diz respeito à publicidade.
Dentre os pontos que merecem atenção especial, podemos destacar:
É permitido anunciar serviços de advocacia?
“Art. 28. O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.”
Características obrigatórias dos anúncios de advogados e escritórios de advocacia:
“Art. 29. O anúncio deve mencionar o nome completo do advogado e o número da inscrição na OAB, podendo fazer referência a títulos ou qualificações profissionais, especialização técnico-científica e associações culturais e científicas, endereços, horário do expediente e meios de comunicação, vedadas a sua veiculação pelo rádio e televisão e a denominação de fantasia. ”
“Art. 31. O anúncio não deve conter fotografias, ilustrações, cores, figuras, desenhos, logotipos, marcas ou símbolos incompatíveis com a sobriedade da advocacia, sendo proibido o uso dos símbolos oficiais e dos que sejam utilizados pela Ordem dos Advogados do Brasil.”
O que não é permitido no marketing jurídico?
“Art. 33. O advogado deve abster-se de:
I – responder com habitualidade consulta sobre matéria jurídica, nos meios de comunicação social, com intuito de promover-se profissionalmente;
II – debater, em qualquer veículo de divulgação, causa sob seu patrocínio ou patrocínio
de colega;
III – abordar tema de modo a comprometer a dignidade da profissão e da instituição que
o congrega;
IV – divulgar ou deixar que seja divulgada a lista de clientes e demandas;
V – insinuar-se para reportagens e declarações públicas”.
Em caso de dúvidas, vale uma consulta formal a OAB para evitar erros que possam resultar em processos disciplinares.
Dicas de marketing jurídico para advogados que desejam alavancar os seus negócios
Após algumas considerações sobre o que o Código de Ética da OAB diz sobre o marketing jurídico, é hora de conferir uma série de dicas para alavancar o seu processo de captação de clientes, e por consequência, o seu faturamento.
1.Identifique o seu público-alvo: Entender quem são os seus potenciais clientes, ou seja, o público que você deseja atingir com as suas ações de publicidade, é fundamental para direcionar suas estratégias.
2.Tenha um site profissional: Seu site será a porta de entrada para muitos clientes em potencial. Sendo assim, invista em um site profissional, fácil de navegar e otimizado para dispositivos móveis. Inclua informações sobre suas áreas de atuação, cases de sucesso e formas de contato.
3.Invista em SEO (Search Engine Optimization): O SEO ajuda seu site a ser encontrado mais facilmente nos mecanismos de busca, como o Google. Vale a pena contratar um profissional ou agência que implemente melhorias de SEO no seu site.
4.Produza conteúdo relevante: Posts, vídeos, infográficos e outros tipos de conteúdo são ótimas formas de atrair e engajar clientes em potencial. Produza conteúdo útil e informativo relacionado às suas áreas de especialidade e compartilhe nas suas redes.
5.Esteja presente nas redes sociais: Utilize as redes sociais para se conectar com seu público-alvo, compartilhar conteúdo relevante e construir relacionamentos. Escolha as plataformas que fazem mais sentido para o seu público e tenha uma presença ativa nelas.
6.Construa uma marca forte: Sua marca deve transmitir profissionalismo, confiança e expertise. Isso inclui desde o design do seu site e materiais de marketing até o atendimento ao cliente e a forma como você se comunica com seus clientes.
7.Participe de eventos e palestras: Participar de eventos da área jurídica e dar palestras pode ajudar a aumentar sua visibilidade e estabelecer sua autoridade no campo do direito.
Em resumo, essas são apenas algumas das muitas estratégias em marketing jurídico que você pode utilizar para conquistar autoridade e captar um número maior de clientes.
O que pode e o que não pode no marketing jurídico?
Em meio ao grande número de dúvidas relacionadas ao que pode e ao que não pode no marketing para advogados, à OAB publicou um material informativo e orientativo sobre o assunto.
Veja o que pode e o que não pode:
Pode:
- A criação e a divulgação de conteúdo, palestras e artigos deve ser orientada pelo caráter informativo;
- É permitida a presença do advogado ou do escritório nas redes sociais, desde que seu conteúdo respeite as normas do Código de Ética e Disciplina e Provimento 205/2021. Atenção: não é permitida a ostentação vinculada à profissão;
- Patrocínio ou impulsionamento em redes sociais é permitido, desde que não se trate de publicidade contendo oferta de serviços jurídicos;
- É permitida a realização de lives nas redes sociais e vídeos em plataformas de vídeo, desde que seu conteúdo respeite as normas do Código de Ética e Disciplina e do Provimento 205/2021;
- O uso de chatbot (robôs de autorresposta) é permitido para facilitar a comunicação ou melhorar a prestação de serviços jurídicos. É possível também a utilização de website para esclarecimento das primeiras dúvidas de um potencial cliente, ou para encaminhamento das primeiras informações ou documentos.
Não pode:
- Não é permitido que o profissional e escritório façam promoções mercantis, como ofertas, sorteios, frases persuasivas, promessas de ganhos financeiros, utilização da gratuidade como propósito de captação de clientes, oferecimento de brindes, entre outras práticas;
- Não é permitida a divulgação de lista de clientes como publicidade;
- É vedado o uso de anúncios ostensivos em plataformas de vídeo;
- O envio de cartas e comunicações (“mala direta”) é expressamente vedado, salvo quando autorizado previamente. O conteúdo da comunicação jamais poderá ter caráter mercantilista;
- Não é autorizado o uso de “pseudonotícias” (ou matérias compradas) em veículos de comunicação para promover o nome do advogado ou do escritório;
- Não é permitida a utilização de conteúdo que deprecie a advocacia, nem mesmo de tom jocoso, como os “memes”.
Para mais dicas e conteúdos relevantes, continue acompanhando o nosso blog.
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