Como abrir um escritório de advocacia em Maceió

Como abrir um escritório de advocacia em Maceió

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Abrir um escritório de advocacia em Maceió, capital do Alagoas, tem tudo para ser um excelente negócio, afinal, estamos falando de um município, que de acordo com dados do IBGE, possui cerca de 1 milhão de habitantes.

Sendo assim, se você está estudando a possibilidade, mas possui alguma dúvida sobre os trâmites para abertura de um escritório de advocacia, continue conosco até o final do artigo.

Neste conteúdo, o time da Ativum Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em escritórios de advocacia, vai falar sobre: documentos para abrir um escritório, tipos de CNPJ, impostos, trâmites de abertura, e muito mais. Vale a pena conferir!

Quais os documentos necessários para abrir um escritório de advocacia em Maceió?

De acordo com a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, a lista de documentos exigidos para abertura e legalização de um escritório de advocacia, é composta pelos seguintes itens:

  • RG e CPF do advogado;
  • Carteira da OAB;
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Carnê IPTU do imóvel escolhido como sede da empresa de advocacia;
  • 02 (duas) vias do requerimento assinado pelo advogado, conforme modelo disponibilizado pela OAB;
  • 04 (quatro) vias do instrumento de contrato devidamente rubricado e assinado, não sendo necessário reconhecimento de firma;
  • Declaração de inexistência de impedimento ou incompatibilidade para o advogado;
  • Ficha cadastral devidamente preenchida.

Dito isso, se você possui algum tipo de dúvida com relação aos documentos da lista acima, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

Quanto custa abrir um escritório de advocacia em Maceió?

O custo para abrir um escritório de advocacia em Maceió é composto por alguns itens, conforme o detalhamento que apresentaremos abaixo. Confira!

  • Honorários da contabilidade: Valor cobrado pelo escritório de contabilidade que ficará responsável por conduzir os trâmites de abertura da sociedade de advocacia.
  • Certificado digital: Custo com a aquisição de um certificado digital para assinar documentos eletronicamente e trocar informações com o fisco.
  • Taxa de Licença e Funcionamento: Taxa cobrada pela Prefeitura de Maceió, dos estabelecimentos instalados no município, incluindo os escritórios de advocacia.

Para saber mais e obter um orçamento detalhado para abertura do seu CNPJ, entre em contato conosco e fale com o nosso time de especialistas.

Quanto um escritório de advocacia em Maceió paga de imposto?

O valor que um escritório de advocacia em Maceió paga de imposto, varia em função de fatores como o regime tributário adotado e o volume de faturamento do estabelecimento.

Quanto ao regime tributário, nós vamos explicar na sequência, como funciona o Simples Nacional e o Lucro Presumido, já que essas são as opções mais utilizadas.

Simples Nacional para escritórios de advocacia

O Simples Nacional é um regime tributário que pode ser utilizado por escritórios de advocacia com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões.

Neste regime, os impostos são pagos em guia única mensal, cujo valor é calculado com base no faturamento, observadas as seguintes alíquotas:

FaixaReceita em 12 mesesAlíquotaValor a deduzir
Até 180.000,004,50%
De 180.000,01 a 360.000,009,00%R$ 8.100,00
De 360.000,01 a 720.000,0010,20%R$ 12.420,00
De 720.000,01 a 1.800.000,0014,00%R$ 39.780,00
De 1.800.000,01 a 3.600.000,0022,00%R$ 183.780,00
De 3.600.000,01 a 4.800.000,0033,00%R$ 828.000,00

Lucro Presumido para escritórios de advocacia

Por sua vez, quando o Simples Nacional não é a opção mais econômica, os escritórios de advocacia podem recolher seus impostos no Lucro Presumido, observadas as seguintes alíquotas:

  • Impostos Federais: 11,33% sobre o faturamento;
  • Imposto Municipal (ISS): 5% sobre o faturamento.

Para saber mais e escolher o regime tributário mais econômico com base na sua realidade, entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas.

Quais são os tipos de CNPJ para escritório de advocacia?

Quando o objetivo é abrir um escritório de advocacia em Maceió, os advogados precisam optar por um dos seguintes tipos de CNPJ:

  • Sociedade Unipessoal de Advocacia: Tipo de CNPJ para advogados que desejam abrir um escritório de forma individual, ou seja, sem sócios.
  • Sociedade de Advocacia: Tipo de CNPJ para dois ou mais advogados que desejam abrir um escritório em sociedade.

Como abrir um escritório de advocacia em Maceió

Para abrir um escritório de advocacia em Maceió, você precisa seguir as orientações do passo a passo abaixo:

1.Contrate um escritório de contabilidade: Para começar, é muito importante que você contrate os serviços de uma assessoria contábil especializada em escritórios de advocacia.

2.Separe os documentos necessários: Na sequência, você precisará separar todos os documentos necessários para abertura do seu escritório, conforme a lista que nós apresentamos em um dos tópicos anteriores.

3.Aguarde a abertura do escritório de advocacia: Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto o nosso time cuida dos trâmites para abertura e legalização do seu escritório de advocacia, o que inclui as seguintes etapas:

  • Registro na Ordem dos Advogados do Brasil;
  • Emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Municipal;
  • Liberação do Alvará de Localização e Funcionamento.

Assim que toda documentação estiver em ordem, você poderá desenvolver suas atividades como PJ (pessoa jurídica), aproveitando todos os benefícios dessa decisão, incluindo uma importante economia de impostos.

Conheça a Ativum Contabilidade

A Ativum Contabilidade conta com um time de experts que vai garantir que você registre o seu negócio, economize no pagamento de impostos e mantenha todas as obrigações em dia com o fisco, evitando dor de cabeça.

Conheça alguns dos nossos serviços:

  • Abertura e legalização de sociedades de advocacia;
  • Orientação para redução de impostos;
  • Cálculo de tributos e emissão de guias;
  • Escrituração de movimentos fiscais se contábeis;
  • Cálculo de pró-labore e folha de pagamento;
  • Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
  • Elaboração do balanço contábil;
  • Dentre outros itens importantes.

Para esclarecer outras dúvidas e saber mais sobre os nossos serviços, clique no botão do WhatsApp e entre em contato conosco!

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